Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

\'Para pensar na vida, é preciso pensar na morte\', diz especialista que tenta quebrar tabu

Brasil

\'Para pensar na vida, é preciso pensar na morte\', diz especialista que tenta quebrar tabu

Conhecida especialista em cuidados paliativos e escritora, a doutora Ana Claudia Quintana Arantes conversou com Mário Kertész, na Rádio Metrópole, na manhã desta segunda-feira (29), sobre o seu livro 'A morte é um dia que vale a pena viver'. [Leia mais...]

\'Para pensar na vida, é preciso pensar na morte\', diz especialista que tenta quebrar tabu

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por: Gabriel Nascimento e Matheus Morais no dia 29 de maio de 2017 às 08:33

Atualizado: no dia 29 de maio de 2017 às 09:35

Conhecida especialista em cuidados paliativos e escritora, a doutora Ana Claudia Quintana Arantes conversou com Mário Kertész, na Rádio Metrópole, na manhã desta segunda-feira (29), sobre o seu livro 'A morte é um dia que vale a pena viver'.

Questionando modos de viver, Claudia tenta quebrar o tabu do tema, encarado com medo por boa parte da população. 'Toda história vai acabar com a morte no final. A gente precisa ter clareza de viver cada um dos nossos dias. O dia da nossa morte pode ser o dia que tudo vai fazer sentido. Eu acredito que a morte é um dia que vale a pena viver', afirmou.

De acordo com a doutora, 'para pensar na vida é necessário pensar na morte'. 'Não falar da morte é um ato de covardia. Falar que não tem medo da morte e viver mal é incoerente. Eu vejo no meu dia a dia que quem diz que tem medo da morte, na verdade, tem medo da vida. Quem não quer falar sobre a morte, vai morrer de qualquer jeito', acrescentou.

Ainda segundo Claudia, 'quem consegue lidar com a morte é privilegiado'. 'Tem muita gente que deixa para ser feliz depois de um diagnóstico de câncer, por exemplo', finalizou.