Lourinho, torcedor símbolo do Bahia, participa do último filme de Glauber Rocha
Contracenando com Jece Valadão, em plena Festa da Conceição, ele tem até uma fala no polêmico "A Idade da Terra"
Foto: Reprodução YouTube
Último filme de Glauber Rocha, "A Idade da Terra" (1980) causou a maior celeuma no Festival Internacional de Cinema de Veneza. Com direito a passeata organizada pelo cineasta baiano contra o Leão de Ouro dado a Louis Malle por "Atlantic City". Experimental e monumental, o filme de Glauber é protagonizado por 4 Cristos: um Cristo-pescador (Jece Valadão)l; um Cristo-negro (Antonio Pitanga); um Cristo conquistador português, Dom Sebastião (Tarcísio Meira) e um Cristo Guerreiro-Ogum de Lampião (Geraldo Del Rey).
Filmado em várias partes do Brasil, há locações em Salvador. Uma delas em plena Festa da Conceição da Praia. E é aí que aparece Lourinho (2:15:58), um dos mais conhecidos torcedores do Bahia. Coincidência ou não, pinta até uma camisa do time bem na hora. E Lourinho tem inclusive uma fala (escrita por Glauber ou improvisada?) no filme: "Até que enfim, eu encontrei a minha felicidade", diz após ser batizado com cerveja.
Como sua presença nunca foi apontada como tal, fico me perguntando se o diretor sabia de quem se tratava ou escolheu qualquer maluco ali na hora. Assista! #TaNoYouTube
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.