Turismo
Fundação Casa Jorge Amado é reaberta com novos espaços no Pelourinho
Esta é a intervenção mais significativa desde sua inauguração em 1987
Foto: Divulgação/ Fundação Jorge Amado
Após uma reforma iniciada em março, a Fundação Casa de Jorge Amado, no Largo do Pelourinho, reabre ao público com espaços ampliados e modernizados. Além dos tradicionais casarões de números 49 e 51, a sede agora incorpora o casarão de número 47, na Rua das Portas do Carmo, criando mais áreas para exposições e para a preservação do acervo.
Esta é a intervenção mais significativa desde sua inauguração em 1987. A cerimônia de reabertura acontece nesta quarta-feira, às 15h, com uma apresentação do grupo As Ganhadeiras de Itapuã no Largo do Pelourinho. Com a reforma, o casarão 47 passa a abrigar o acervo anteriormente armazenado no casarão 49, agora organizado de maneira renovada.
O espaço também receberá a parte administrativa, liberando os demais casarões para ampliação das áreas de exposição. No total, quatro novos salões foram criados, e os já existentes passaram por requalificação. A casa também está sendo preparada para receber o público durante o verão.
Os novos ambientes expositivos foram equipados com tecnologia moderna, garantindo a preservação e a divulgação do legado de Jorge Amado e Zélia Gattai. Um destaque especial é o porão do casarão 47, que terá uma área dedicada a Exu, guardião da casa, com uma exposição em sua homenagem. O espaço foi pensado para ser mais acessível, dinâmico e em sintonia com as novas gerações.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.