Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

'Começa em casa', diz pesquisadora da Ufba sobre reeducação alimentar de jovens

Saúde

'Começa em casa', diz pesquisadora da Ufba sobre reeducação alimentar de jovens

Nutricionista falou sobre os resultados de pesquisa que apontou que adolescentes de faixas carentes estão mais obesos

'Começa em casa', diz pesquisadora da Ufba sobre reeducação alimentar de jovens

Foto: Reprodução

Por: Juliana Almirante no dia 16 de julho de 2019 às 12:03

A pesquisadora e nutricionista da escola de nutrição da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Júlia Uzêda afirmou, em entrevista à Rádio Metrópole hoje (16), que é necessário mudar os hábitos familiares de alimentação para melhorar as condições de nutrição de crianças e adolescentes. 

Ela falou sobre os resultados da pesquisa em parceria com o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia), que apontou que adolescentes de faixas carentes estão mais obesos. Para chegar à conclusão, o estudo analisou dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar feita pelo IBGE, desde 2009.

"Sem duvida, é necessário que ocorra a modificação de toda a família. Não adianta a gente querer que nosso filho coma fruta e verdura, se em casa a gente toma refrigerante e come salgadinho", aponta a nutricionista. 

Júlia explica o conceito de "dupla carga de má nutrição",  que acontece principalmente em países em desenvolvimento, como o Brasil.  "Dupla carga de má nutrição é quando o indivíduo apresenta desnutrição - na nossa pesquisa usamos como indicador a baixa estatura - e o excesso de peso", define.

A pesquisadora destaca que, atualmente, a alimentação das pessoas é sustentada em alimentos ultra processados, encontrados facilmente nos mercados, ricos em açúcar simples e gorduras saturadas. 

"A gente chama de ambiente 'obesogênico', que é propenso para ele se tornar obeso, principalmente associado à má alimentação", justifica. 

Ela defende que os alimentos comprados já prontos para o consumo sejam trocados por aqueles "in natura".

"Começa em casa, mudando os hábitos de todo mundo. Procurar um nutricionista é de grande importância. Preferir alimentos em sua forma natural. Evitar alimentos processados e que tem açúcar, como refrigerantes e sucos de caixinha já prontos", disse.