Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Postos de Salvador funcionam neste sábado para Dia "D" de Multivacinação; veja

Saúde

Postos de Salvador funcionam neste sábado para Dia "D" de Multivacinação; veja

O Dia D da Campanha de Multivacinação acontece neste sábado (24), em todo o Brasil. Em Salvador, 114 unidades de saúde vão funcionar, das 8h às 17h, exclusivamente para atualizar as cadernetas de vacina de crianças menores de 5 anos e adolescentes com idade entre 9 e 15 anos. [Leia mais...]

Postos de Salvador funcionam neste sábado para Dia "D" de Multivacinação; veja

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Por: Camila Tíssia no dia 24 de setembro de 2016 às 10:14

O Dia D da Campanha de Multivacinação acontece neste sábado (24), em todo o Brasil. Em Salvador, 114 unidades de saúde vão funcionar, das 8h às 17h, exclusivamente para atualizar as cadernetas de vacina de crianças menores de 5 anos e adolescentes com idade entre 9 e 15 anos.

De acordo com a diretora-geral de Vigilância à Saúde, Geruza Moraes, o objetivo é facilitar o acesso das pessoas que tem dificuldade de realizar a imunização durante a semana. "Com isso esperamos ampliar a adesão à campanha e garantir que nossos jovens estejam protegidos contra todas as doenças imunopreveníveis  contempladas pelo calendário básico de vacinação", disse.

A campanha começou na última segunda-feira (19) e segue até 30 de setembro em cerca de 36 mil postos fixos em todo o Brasil. Ao todo, 350 mil profissionais participam da ação. Na capital baiana, mais de 11 mil jovens já foram vacinados.

Ao comparecer nos postos de saúde com a caderneta de vacina, que será avaliada pelo profissional responsável, eles vão receberão as doses pendentes, caso seja necessário. Serão disponibilizadas diversas vacinas como as contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, e HPV.

A orientação do Ministério da Saúde aos estados e municípios é que as salas de vacinação permaneçam em atividade durante todo o dia, no entanto, os horários de funcionamento ficam a cargo dos gestores locais de saúde e podem variar de uma cidade para outra. Foram enviadas a todas as unidades da Federação 26,8 milhões de doses - incluindo 7,6 milhões para a vacinação de rotina de setembro e 19,2 milhões de doses extras para a campanha.