Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Sábado, 19 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Médico que descumprir resolução sobre jovens trans será punido, alerta CFM

Saúde

Médico que descumprir resolução sobre jovens trans será punido, alerta CFM

Conselho nega motivação política em nova regra, mas reconhece que dados sobre "destransição" são frágeis

Médico que descumprir resolução sobre jovens trans será punido, alerta CFM

Foto: Divulgação/Conselho Federal de Medicina

Por: Metro1 no dia 16 de abril de 2025 às 14:23

 

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran da Silva Gallo, afirmou nesta quarta-feira (16) que profissionais que não seguirem a nova resolução sobre cuidados médicos com crianças e adolescentes transgênero poderão ser punidos.

"As normas do CFM têm de ser cumpridas", declarou Gallo. Ele acrescentou que médicos que desrespeitarem a determinação estarão sujeitos a "advertência, censura, suspensão e até cassação da licença profissional".

A resolução nº 2.427/2025, aprovada pelo conselho e publicada nesta quarta no Diário Oficial da União, veta o uso de bloqueadores hormonais para transição de gênero na infância e adolescência. Além disso, aumenta de 16 para 18 anos a idade mínima para o início da hormonização e estabelece 21 anos como o limite para cirurgias com potencial de causar infertilidade, como a retirada de útero e ovários.

Representantes do CFM negaram que as novas regras tenham sido motivadas por "política ideológica". Nos últimos anos, o conselho tem sido alvo de críticas pelo conservadorismo e alinhamento com o bolsonarismo. "O problema de Bolsonaro e Lula é dos dois, não está nesta casa. O CFM não atua por ideologia política", disse Gallo.