Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Domingo, 13 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Padilha quer vacinação em massa contra a dengue em 2026

Saúde

Padilha quer vacinação em massa contra a dengue em 2026

Ministro afirma que aguarda dose única do imunizante produzido pelo Instituto Butantan

Padilha quer vacinação em massa contra a dengue em 2026

Foto: Gil Ferreira/Ascom-SRI

Por: Metro1 no dia 11 de abril de 2025 às 15:35

 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta sexta-feira (11), em entrevista à CNN, que pretende realizar uma campanha de vacinação em massa contra a dengue em 2026, utilizando a versão de dose única do imunizante em desenvolvimento pelo Instituto Butantan.

“A grande aposta do Ministério da Saúde é na parceria com o Instituto Butantan. Nós estamos desenvolvendo juntos a vacina. Já foi testada, inclusive. A expectativa é que ela possa estar presente no próximo ano para que a gente possa fazer vacinações em massa. Então, por isso, nesse momento o mais importante é as pessoas continuarem cuidando do foco do mosquito, que está dentro da casa das pessoas”, declarou o ministro.

Atualmente, a imunização contra a dengue segue diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), voltadas a públicos prioritários e com a necessidade de duas doses. A vacina brasileira ainda depende do aval da Anvisa para ser aplicada. A expectativa do Butantan é disponibilizar 1 milhão de doses em 2025 e alcançar a marca de 100 milhões em 2027, caso o registro seja aprovado.

A declaração de Padilha vem em meio ao agravamento do cenário da dengue em São Paulo. Dados levantados pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios indicam que, entre os dias 25 de março e 7 de abril, 89% das unidades hospitalares privadas do estado observaram um aumento nas internações causadas pela doença.