
Saúde
Mudanças nos planos de saúde geram preocupações e podem ser discutidas em audiência pública
Objetivo é esclarecer impactos das recentes decisões da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre os consumidores

Foto: FreePik
Uma audiência pública para debater as recentes resoluções da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que têm gerado grande inquietação entre os usuários de planos de saúde, foi apresentada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O pedido, feito pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), visa esclarecer as ações da ANS e seus possíveis efeitos sobre os consumidores, mas ainda precisa ser aprovado pela CAS.
As propostas de alteração, apresentadas em outubro pela ANS, incluem mudanças nas regras dos planos de saúde, como ajustes em planos coletivos, novos critérios para mamografias e a criação de planos segmentados com cobertura reduzida. Essas medidas têm provocado preocupações entre os usuários.
O senador Trad destacou a necessidade de esclarecer as consequências dessas modificações para os consumidores. Ele apontou que o Ministério Público Federal já havia alertado sobre a rescisão unilateral de planos coletivos, que afetaria especialmente pessoas com autismo e doenças raras.
O debate também abordará a mudança no regulamento para mamografias, que, segundo a ANS, não houve alteração de cobertura, mas um erro na comunicação. Trad acredita que o novo modelo de planos segmentados pode limitar o acesso a serviços essenciais, como atendimento de emergência.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.