![Medicamentos da Farmácia Popular agora são oferecidos gratuitamente; veja lista](https://api.metro1.com.br/noticias/161417,medicamentos-da-farmacia-popular-agora-sao-oferecidos-gratuitamente-veja-lista-3.jpg)
Saúde
São Paulo confirma oitava morte por febre amarela em 2025
Número de casos confirmados no estado chegou a 12
![São Paulo confirma oitava morte por febre amarela em 2025](https://api.metro1.com.br/noticias/161472,sao-paulo-confirma-oitava-morte-por-febre-amarela-em-2025-3.jpg)
Foto: Divulgação
A secretaria de Saúde do estado de São Paulo informou nesta sexta-feira (14) que há 12 casos de febre amarela confirmados em território paulista. Com a atualização, o estado contabiliza oito mortes causadas pela doença.
Os sintomas iniciais da febre amarela são o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores musculares, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.
O Ministério da Saúde emitiu um alerta no início deste mês sobre o aumento da transmissão da febre amarela nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Roraima e Tocantins. Segundo a Agência Brasil, a nota técnica - encaminhada às secretarias de saúde - destaca que o período sazonal da doença vai de dezembro a maio e recomenda a intensificação das ações de vigilância e de imunização nas áreas consideradas de risco.
A vacina contra a febre amarela é a principal ferramenta de prevenção contra a doença. O imunizante faz parte do calendário básico de vacinação para crianças de nove meses a menores de cinco anos, com uma dose de reforço aos quatro anos de idade. Também está prevista uma dose única para pessoas de cinco a 59 anos que ainda não foram imunizadas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.