![Insumo para medicamento biológico será produzido no Brasil](https://api.metro1.com.br/noticias/161354,insumo-para-medicamento-biologico-sera-produzido-no-brasil-3.jpg)
Saúde
Dengue: um ano após início da imunização, procura por vacina é baixa
Das mais de 6,3 milhões de doses distribuídas, 3,2 foram aplicadas
![Dengue: um ano após início da imunização, procura por vacina é baixa](https://api.metro1.com.br/noticias/161306,dengue-um-ano-apos-inicio-da-imunizacao-procura-por-vacina-e-baixa-3.jpg)
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Um ano após o início da vacinação contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS), a procura pelo imunizante no país está abaixo do esperado. De fevereiro de 2024 a janeiro de 2025, 6.370.966 doses foram distribuídas. A Rede Nacional de Dados em Saúde, entretanto, indica que apenas 3.205.625 foram aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo-alvo definido.
De acordo com a pasta, a faixa etária concentra o maior número de hospitalizações por dengue depois de pessoas idosas, grupo para o qual o imunizante Qdenga, da farmacêutica japonesa Takeda, não foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em 2025, o Painel de Monitoramento das Arboviroses já registra 230.191 casos prováveis da doença e 67 mortes confirmadas, além de 278 óbitos em investigação. O coeficiente de incidência, neste momento, é de 108 casos para cada 100 mil habitantes.
No mês passado, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) emitiu um alerta sobre a baixa procura pela vacina contra a dengue. A entidade destacou que o imunizante está disponível, atualmente, para um grupo restrito de pessoas em 1,9 mil cidades nas quais a doença é mais frequente e que apenas metade das doses distribuídas pelo ministério para estados e municípios foi aplicada.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.