Saúde
Brasil registrou mais de 38 mil internações por câncer de ânus na última década
A prevenção passa pela vacinação contra o HPV e pelo uso de preservativos
Foto: Tung Lam/Pixabay
Nos últimos dez anos, mais de 38 mil internações por câncer de ânus e do canal anal foram registradas no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil.
Apesar de ser considerado raro, representando entre 1% e 2% dos tumores colorretais, esse tipo de câncer causou a morte de mais de seis mil pessoas entre 2015 e 2023. Os dados são do Ministério da Saúde e foram obtidos com exclusividade pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP).
O câncer anal pode ser silencioso, já que seus sintomas muitas vezes passam despercebidos ou são confundidos com problemas comuns, como hemorroidas. Sangramento, dor, coceira, nódulos e alterações na consistência das fezes são sinais de alerta. O diagnóstico tardio, infelizmente, dificulta o tratamento.
Prevenção
A prevenção passa pela vacinação contra o HPV e pelo uso de preservativos. O vírus, principal fator de risco para a doença, é transmitido principalmente por contato sexual e pode permanecer no organismo sem sintomas por anos, podendo evoluir para câncer se não for controlado.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.