Saúde
Vigilância epidemiológica de Guanambi confirma caso de raiva bovina
Após moradora informar a morte de nove bovinos em sua propriedade amostras foram encaminhadas para análise; caso foi confirmado no dia 3 de janeiro
Foto: Reprodução/MSD
Um caso de raiva bovina foi confirmado na região rural do distrito de Ceraíma, em Guanambi, no sul da Bahia. Após uma moradora informar a morte de nove bovinos em sua propriedade, a Vigilância Epidemiológica do município encaminhou amostras para análise. Caso foi confirmado no dia 3 de janeiro.
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab-BA) foi notificada e coletou amostras do cérebro de uma novilha no dia 19 de dezembro. O material foi encaminhando para o Laboratório Central (Lacen), cujo resultado foi positivo para Raiva, no dia 27 de dezembro.
Todas os contactantes da propriedade foram submetidos ao tratamento profilático, tomando as doses de vacina antirrábica, bem como animais de pequeno porte (cães e gatos), foram vacinados. Criadores da região foram orientados por equipes da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e da Secretaria de Municipal de Agricultur, acerca dos cuidados necessários em casos de suspeitas, e especialmente, a prevenção através de vacinação antirrábica animal.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.