Saúde
OMS mantém status de emergência global para Mpox
Declaração foi dada pelo diretor-geral Tedros Adhanom por rede social
Foto: Freepik
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou nesta sexta-feira (22) que a Mpox continuará sendo considerada uma emergência de saúde pública de importância internacional. A decisão foi tomada após a mais recente reunião do comitê de emergência da entidade, realizada no mesmo dia.
Segundo Tedros, a escolha reflete preocupações com o aumento dos casos, a expansão geográfica do vírus e as dificuldades operacionais enfrentadas para conter os surtos. "Minha decisão baseia-se no número crescente e na contínua dispersão geográfica dos casos, nos desafios operacionais e na necessidade de montar e sustentar uma resposta coesa entre países e parceiros", declarou em publicação no X (antigo Twitter).
O diretor-geral ainda fez um apelo para que os países afetados intensifiquem seus esforços de combate à mpox e reforçou a importância da solidariedade internacional para controlar os surtos. A OMS utiliza o status de emergência de saúde pública de importância internacional para alertar sobre ameaças que têm potencial de causar impacto global. Em agosto, o órgão declarou que o cenário da mpox no continente africano apresentava alto risco de disseminação mundial, com possibilidade de uma nova pandemia. Desde então, esforços têm sido coordenados globalmente para evitar uma crise de maiores proporções.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.