Saúde
Brasil recebe da OMS certificado de país livre da elefantíase
Brasil é o 20º país certificado por eliminar a elefantíase como um problema de saúde pública
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O Brasil recebeu o certificado de país livre da filariose linfática, doença popularmente conhecida como elefantíase. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) entregaram o documento oficialmente ao Brasil nesta segunda-feira (11). Segundo a OMS, o Brasil é o 20º país certificado por eliminar a elefantíase como um problema de saúde pública.
Nísia Trindade, ministra da saúde, já havia recebido a certificação no fim de setembro. O certificado também já havia sido apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em outubro. A cerimônia desta segunda formaliza, então, o título.
Em seu discurso, Jarbas Barbosa, diretor da Opas, disse que eliminar doenças passíveis de erradicação deve ser estratégia prioritária. “Não é só sobre saúde pública. Estamos falando de um imperativo ético e moral". De acordo com o Ministério da Saúde, o último caso de elefantíase no Brasil foi registrado em 2017, na região metropolitana do Recife (PE). Nas Américas, três países permanecem classificados pela entidade como endêmicos para a doença: República Dominicana, Guiana e Haiti.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.