Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Ministério da Saúde investiga transmissão de febre oropouche de grávidas para fetos

Saúde

Ministério da Saúde investiga transmissão de febre oropouche de grávidas para fetos

Dos casos investigados, metade dos bebês nasceu com anomalias congênitas, como microcefalia, enquanto a outra metade faleceu

Ministério da Saúde investiga transmissão de febre oropouche de grávidas para fetos

Foto: Bruna Lais Sena do Nascimento/Laboratório de Entomologia Médica/SEARB/IEC

Por: Metro1 no dia 13 de agosto de 2024 às 16:44

Atualizado: no dia 13 de agosto de 2024 às 17:26

O Ministério da Saúde apura pelo menos oito casos de transmissão vertical da febre do Oropouche — quando a infecção é passada da mãe para o bebê, durante a gestação ou mesmo no parto. Os casos investigados foram registrados em Pernambuco, na Bahia e no Acre.

De acordo com a pasta, metade dos bebês nasceu com anomalias congênitas, como microcefalia, enquanto a outra metade faleceu. 

Na última semana, um bebê nascido no Acre com anomalias congênitas associadas à transmissão vertical (de mãe para filho) de oropouche, que morreu após 47 dias de vida. Os exames pós-parto constataram que a mãe, de 33 anos, havia contraído o vírus oropouche. Ela havia apresentado sintomas da doença no segundo mês de gestação.

A febre do Oropouche é uma doença transmitida pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Devido à predileção do mosquito por materiais orgânicos, a recomendação é que a população mantenha os quintais limpos, evitando o acúmulo de folhas e lixo orgânico doméstico, além de usar roupas compridas e sapatos fechados em locais com muitos insetos.

Números

Os dados do ministério apontam que, até 6 de agosto, foram registrados 7.497 casos de febre do Oropouche em 23 estados. A maioria foi identificada no Amazonas e em Rondônia. Até o momento, duas mortes foram confirmadas na Bahia e um óbito em Santa Catarina está em investigação.