Saúde
Porto Alegre investiga primeiro caso suspeito de varíola dos macacos no Brasil
O paciente chegou ao Brasil de Portugal no último dia 10
Foto: Reprodução
Atualizada às 12h22
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Nacional) está monitorando o que pode ser o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos identificado em um paciente de Porto Alegre (RS). A notificação foi obtida pelo jornal O Globo e mostra que o possível infectado é um homem que chegou ao Brasil de Portugal, no último dia 10.
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul informou, no entanto, que o caso ainda não pode ser chamado de suspeito. Isso porque, "a pessoa tem outro diagnóstico confirmado. Isso a princípio descartaria o caso. Então, não temos a definição se vai entrar como caso suspeito, pois ainda está em investigação
Os sintomas tiveram início no dia 13 e evoluíram para as lesões na pele características da doença no dia 20. Segundo a última atualização, feita no sábado (28), o paciente relatou uma melhora parcial das queixas.
O paciente apresentou dores de cabeça, aumento dos gânglios linfáticos e febre no dia 13. Sete dias depois, passou a relatar calafrios, fraqueza física e o início das lesões cutâneas características da varíola dos macacos na face, tronco e membros.
Ele afirmou não ter tido contato com pessoas que foram diagnosticadas ou consideradas com suspeita para a doença quando estava em Portugal.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.