Saúde
Acelerar vacinação infantil contra Covid-19 evitaria 3 mil mortes, diz estudo
Até a terça-feira (15), o Brasil tinha apenas 30,7% da população infantil vacinada com ao menos uma dose do imunizante contra a Covid-19
Foto: Divulgação
Se o Brasil conseguir completar a imunicação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19, até o mês de abril, é possível que 430 mortes e 5.400 hospitalizações nessa faixa etária sejam evitadas. A conclusão é de um estudo feito por pesquisadores de quatro universidades brasileiras.
São elas: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Góias (UFG), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Observatório da Covid-19.
O estudo também concluiu que, ao prevenir internações, seriam poupados um total de R$ 56 milhões.
Com relação a outras faixas etárias, o grupo chegou ao número de 3 mil óbitos e cerca de 14 mil hospitalizações evitadas, além de menos R$ 90 milhões gastos.
Até a terça-feira (15), o Brasil tinha apenas 30,7% da população infantil vacinada com ao menos uma dose do imunizante contra a Covid-19. Em Salvador, o indíce é muito maior: ultrapassamos 51% das crianças imunizadas. Porém, no Amapá, por exemplo, a vacinação está em 5,3% na faixa etária de 5 a 11 anos, dado que evidencia a desigualdade da cobertura vacinal no país.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.