Saúde
SP pede autorização ao governo para aplicar todas as primeiras doses da vacina contra Covid-19
Orientação atual é que os estados utilizem apenas a metade do lote dos imunizantes para garantir a segunda dose
Foto: Governo do Estado de São Paulo
O governo de São Paulo solicitou ontem (27) ao Ministério da Saúde a autorização para o uso de todas as vacinas disponíveis no estado para a aplicação das primeiras doses, sem reservar a segunda. O objetivo do pedido seria a vacinação inicial de todos os profissionais de saúde do estado.
A orientação do governo federal é que os estados utilizem apenas a metade do lote dos imunizantes para garantir a segunda aplicação.
O documento enviado à pasta foi assinado pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, e pelo secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn. "Considerando a necessidade de imediata ampliação do processo de vacinação e considerando a escassez ou insuficiência de imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde, [o governo de SP] solicita a utilização de todo o quantitativo da CoronaVac sem reservar metade para a segunda dose", diz o texto.
O Centro de Contingência do Coronavírus da administração de SP orientou que o intervalo entre a aplicação das doses da Coronavac seja prolongado para mais de 28 dias. A decisão de tornar essa recomendação válida é do governo federal, seguindo as regras do Programa Nacional de Imunização (PNI).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.