Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Segunda-feira, 28 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Houve uma politização das filas de regulação, diz secretária de Saúde da Bahia

Rádio Metropole

Houve uma politização das filas de regulação, diz secretária de Saúde da Bahia

Roberta Santana concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (28)

Houve uma politização das filas de regulação, diz secretária de Saúde da Bahia

Foto: Victor Ramos/Metropress

Por: Metro1 no dia 28 de abril de 2025 às 09:05

A secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, afirmou que há um preconceito e uma politização sobre a regulação de pacientes no estado. Em entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (28), ela comento sobre a existência de discursos que colocam a toda culpa dos problemas na saúde nas filas de regulação.

"Houve uma politização com o tema da regulação. O sistema existe no Brasil todo, não só na Bahia e é para regular o sistema e evitar que as pessoas fiquem em uma ambulância na frente de um hospital. Que elas estejam numa estrutura mínima de acesso", afirmou.

Roberta também pontuou que a criação de hospitais no interior do estado contribuiu para a redução da necessidade de transferências de pacientes, mas reafirmou que a regulação não desaparecerá. "A gente só vai diminuir, se a gente melhorar a prevenção e a saúde. Ela sempre vai existir, o que a gente precisa é atender o mais rápido possível. Quanto mais rápido, menor a demanda de pedidos", afirmou.

Atualmente, a Secretaria de Saúde da Bahia adota três estratégias para reduzir a fila de espera por regulação: o fortalecimento da atenção primária, a ampliação de leitos e a regionalização e interiorização dos serviços, com a implementação de hospitais de gestão direta, policlínicas e consórcios de saúde.

Confira a entrevista na íntegra: