Rádio Metropole
Presidente da Câmara destaca necessidade de união dos poderes para melhorias no transporte da capital

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Houve uma politização das filas de regulação, diz secretária de Saúde da Bahia
Roberta Santana concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (28)
Foto: Victor Ramos/Metropress
A secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, afirmou que há um preconceito e uma politização sobre a regulação de pacientes no estado. Em entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (28), ela comento sobre a existência de discursos que colocam a toda culpa dos problemas na saúde nas filas de regulação.
"Houve uma politização com o tema da regulação. O sistema existe no Brasil todo, não só na Bahia e é para regular o sistema e evitar que as pessoas fiquem em uma ambulância na frente de um hospital. Que elas estejam numa estrutura mínima de acesso", afirmou.
Roberta também pontuou que a criação de hospitais no interior do estado contribuiu para a redução da necessidade de transferências de pacientes, mas reafirmou que a regulação não desaparecerá. "A gente só vai diminuir, se a gente melhorar a prevenção e a saúde. Ela sempre vai existir, o que a gente precisa é atender o mais rápido possível. Quanto mais rápido, menor a demanda de pedidos", afirmou.
Atualmente, a Secretaria de Saúde da Bahia adota três estratégias para reduzir a fila de espera por regulação: o fortalecimento da atenção primária, a ampliação de leitos e a regionalização e interiorização dos serviços, com a implementação de hospitais de gestão direta, policlínicas e consórcios de saúde.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.