
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
“China é a grande adversária dos EUA”, analisa Simone Deos sobre tarifas e confusão de Trump
Rádio Metropole
“China é a grande adversária dos EUA”, analisa Simone Deos sobre tarifas e confusão de Trump
Simone Deos concedeu entrevista ao programa Três Pontos desta quinta-feira (10)

Foto: Reprodução/YouTube
A economista Simone Deos apontou que o recuo de Donald Trump nas tarifas anunciadas contra países com superávit comercial com os EUA pode ter sido motivado pela forte reação dos mercados financeiros. A declaração foi feita durante o programa Três Pontos desta quinta-feira (10), no qual ela analisou a instabilidade das decisões do presidente norte-americano e suas possíveis consequências.
“Eles acham que os Estados Unidos foi perdendo uma posição importante na indústria internacional, sobretudo em relação à China. A China, de fato, é o país que cresceu monstruosamente nas últimas décadas, desenvolvendo tecnologia de ponta e superando em muitos segmentos as economias ocidentais”, afirmou Deos, por isso, acredita que a “China é a grande adversária dos EUA”.
A pesquisadora da Unicamp destacou que o aumento inesperado nas taxas de juros dos títulos de 10 anos dos EUA, considerados os ativos mais seguros do mundo, pode ter pressionado Trump a rever sua postura. Para ela, as ações não parecem seguir um plano racional, mas demonstram improviso com alguma direção estratégica.
“Essa sinalização de desprezo por aliados estratégicos e a priorização de China e Rússia como grandes players revela uma tentativa de reorganização do tabuleiro internacional, fora das alianças tradicionais dos EUA”, concluiu.
Confira o programa completo:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.