Rádio Metropole
Projeto Foca: Metropole abre inscrições para programa de bolsa e treinamento em comunicação multimídia

Gestor contou que previsão é que até junho os preços continuem caindo
Foto: Metropress
O Ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que os alimentos que tiveram a importação zerada já apresentaram uma queda significativa nos preços. Em entrevista à Rádio Metropole nesta sexta-feira (27), o gestor contou que previsão é que, até junho, os preços continuem caindo.
"Aqui no Brasil, conseguimos reduzir os impostos de importação, o que ajudou a diminuir os preços. Recebi um relatório ontem que mostra que os produtos que tiveram a importação zerada já apresentaram uma queda significativa nos preços. Se for necessário, podemos reduzir ainda mais a tributação sobre outros produtos e adotar novas medidas para controlar os preços. A previsão é que, até junho, os preços continuem caindo", afirmou.
Segundo Rui Costa, a alta dos preços é explicada por fenômenos climáticos distintos, que acometeram o pais. "Em 2024, tivemos um cenário diferente. No primeiro semestre, uma grande seca atingiu várias regiões produtoras de alimentos, como o Rio Grande do Sul. No segundo semestre, um forte temporal causou destruição no estado e afetou a produção em várias partes do país. Como resultado, a produção agrícola brasileira caiu, especialmente a de alimentos", explicou.
Ele também comentou que a expectativa para este ano é de que ocorra o contrário. "A previsão é de uma super safra de alimentos, o que deve causar a queda nos preços. Por exemplo, a carne já caiu 14% em relação a janeiro, e outros produtos, como os ovos, também começam a diminuir de preço. O preço dos ovos, especificamente, tende a despencar após a quaresma, já que o preço costuma subir neste período, mas logo voltará ao normal", disse o ministro.
Confira a entrevista completa:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.