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Janio de Freitas cobra debate sobre impacto de pesquisas eleitorais: "Tivemos um eleitorado todo sob influência delas"

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Janio de Freitas cobra debate sobre impacto de pesquisas eleitorais: "Tivemos um eleitorado todo sob influência delas"

No programa Três Pontos desta quinta-feira, Janio de Freitas falou sobre a vitória de Trump nas eleições dos EUA e o papel indireto que as pesquisas de voto têm

Janio de Freitas cobra debate sobre impacto de pesquisas eleitorais: "Tivemos um eleitorado todo sob influência delas"

Foto: Reprodução/Youtube

Por: Metro1 no dia 07 de novembro de 2024 às 13:08

Atualizado: no dia 07 de novembro de 2024 às 13:34

As pesquisas sobre intenção de votos tiveram um papel indireto nas eleições norte-americadas. Essa análise foi feita pelo jornalista Janio de Freitas, no programa Três Pontos desta quinta-feira (7). Segundo ele, é necessário fazer uma reflexão sobre a influência que as pesquisas adquiriram nos processos eleitoriais, inclusive no brasileiro.

“No Brasil, a nossa experiência nesse sentido é enorme. Tivemos o eleitorado todo sob influência das pesquisas. E, reconhecendo que embora os pesquisadores se esforcem por apresentar alguma coisa próxima da fidelidade à opinião eleitoral, na verdade, não nos oferecem nenhuma segurança a respeito disso. E, no entanto, influenciam nas eleições. É preciso refletir mais sobre isso", disse, destacando que as eleições não podem estar sujeitas à influência fora do âmbito real da escolha popular.

"Nos Estados Unidos nem é propriamente a escolha popular, porque, embora eles se considerem pais, irmãs, irmãos, filhos da democracia, na verdade a eleição lá é indireta e esse indireta aí, no caso, significa sob controle da elite política, a elite, entre aspas, mas, de qualquer maneira, é o grupo aparente predominante socialmente e, por consequência, politicamente”, complementou Janio, criticando o modelo eleitoral norte-americano e citando o exemplo cita Hillary Clinton, que teve vitória popular, mas foi derrotada em razão dos colégios eleitorais.

Janio ainda comparou as pesquisas com fake news, ponderando que enquanto um já está em discussão social, jurídica, a outra ainda não é alvo de debates. "Dado o interesse econômico e financeiro de empresas de comunicação nas pesquisas, ficou difícil tratar disso no Congresso e muito mais difícil nos próprios meios de comunicação. Mas a necessidade dessa atenção está aderente a partir do que aconteceu com as pesquisas dando resultado e o eleitorado levando a outra necessidade disso”, finalizou o jornalista Janio de Freitas.

Confira o programa na íntegra: