Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

“A Bahia já foi o segundo estado em escolas de samba”, diz Barroso Neto

Rádio Metropole

“A Bahia já foi o segundo estado em escolas de samba”, diz Barroso Neto

João Gomes Barroso Neto e Christiane Austricliano Barroso falaram sobre história do Aconchego da Zuzu e Escola de Samba Juventude do Garcia

“A Bahia já foi o segundo estado em escolas de samba”, diz Barroso Neto

Foto: Reprodução/Youtube

Por: Metro1 no dia 25 de outubro de 2024 às 13:32

Atualizado: no dia 25 de outubro de 2024 às 15:08

Em entrevista à Rádio Metropole, João Gomes Barroso Neto e Christiane Austricliano Barroso falaram nesta sexta-feira (25) sobre a origem, a essência do restaurante Aconchego da Zuzu e sua relação com o bairro do Garcia, onde fica localizado. Além disso, Barroso Neto fez uma retrospectiva e comentou sobre os tempos que participou da histórica Escola de Samba Juventude do Garcia.

“A Juventude do Garcia foi algo que, até hoje, deixa muita saudade para o bairro do Garcia. Porque nós fizemos uma coisa que ninguém imaginava. [...]  Nós começamos a trabalhar para realmente colocar a escola de samba em um patamar que nós desejávamos a ponto, de que naquele momento, a Bahia chegou a ser, ao meu ver e pela minha experiência, no ranking nacional de escola de samba, a segunda maior. Porque São Paulo estava lá embaixo. Se o governo tivesse prestigiado a escola de samba na Bahia, nós estaríamos em um patamar muito bom”, declarou.

Barroso Neto ainda falou que naquele período, ainda existiram outras escolas de samba baianas que tiveram destaque como Os Filhos do Tororó, Diplomatas de Amaralina, entre outros. No total, o dono do restaurante disse que existiram por volta de 10 escolas.

“Em 1949, nós preparamos todo um enredo. Com a colaboração de alguns artistas da Bahia e do Teatro Vila Velha, colocamos a escola na rua no Carnaval. O Garcia chorou, porque não esperava jamais que nós estivéssemos preparando um espetáculo daquele. Foi o teatro no asfalto. Aí ganhamos o Carnaval daquele ano. No ano seguinte, voltamos a ganhar de novo. No outro ano, novamente ganhamos”, relatou.

O empresário ainda comentou a extensão que a Escola Juventude do Garcia teve. De acordo com ele, conheceu muitas pessoas mundo afora e muitas personalidades participaram de eventos da escola, como Aderaldo Gentil, Valmir Lima e Nelson Rufino. 

Confira a entrevista completa: