Rádio Metropole
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Sérgio Augusto chama atenção para a ausência da questão climática em campanhas e impacto nas urnas
Rádio Metropole
Sérgio Augusto chama atenção para a ausência da questão climática em campanhas e impacto nas urnas
Análise foi feita pelo jornalista no programa Três Pontos desta quinta-feira (10)
Foto: Reprodução/Youtube
Das 10 cidades com mais pessoas atingidas pela enchente do Rio Grande do Sul em maio, quatro reelegeram seus prefeitos no último domingo (6) e outras duas os levaram para o segundo turno. O jornalista Sérgio Augusto analisou, no programa Três Pontos desta quinta-feira (10), o impacto da tragédia nas eleições deste ano e revelou surpresa com o fato do atual prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), ter ido para o segundo turno na disputa com 49,72%, contra Maria do Rosário (PT), que teve 26,28% dos votos válidos.
“Espantosa essa possibilidade dele continuar no poder”, opinou. Para Sérgio, esse resultado é reflexo da ausência de temas ligados à questão ambiental e à crise climática nas campanhas.
“O que chama atenção é a ausência na campanha da questão climática. De alguma forma, isso pode explicar a possível reeleição de Sebastião Melo no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre”, disse. Apesar disso, Sérgio vê com bons olhos alguns resultados no país, que, segundo ele, representam renovação política e crescimento da representatividade feminina nos Executivos municipais.
Das 10 cidades com maior número de pessoas atingidas, Muçum, Travesseiros, Igrejinha e Marques de Souza reconduziram os atuais chefes do Executivo ao cargo. Já Canoas e Porto Alegre vão ter segundo turno das eleições com os atuais prefeitos na disputa. Roca Sales, Arambaré, Colinas, Arroio do Meio, Eldorado do Sul escolheram novos nomes.
Confira ocomentário na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.