Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Domingo, 13 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Janio de Freitas: muitas das vitórias da direita na eleição decorreram da disponibilidade de emendas

Rádio Metropole

Janio de Freitas: muitas das vitórias da direita na eleição decorreram da disponibilidade de emendas

Análise foi feita pelo jornalista no programa Três Pontos desta quinta-feira (10)

Janio de Freitas: muitas das vitórias da direita na eleição decorreram da disponibilidade de emendas

Foto: Reprodução/Youtube

Por: Metro1 no dia 10 de outubro de 2024 às 13:44

O jornalista Janio de Freitas não acredita que a direita tenha saído vitoriosa nas eleições municipais do Brasil. No Três Pontos desta quinta-feira (10), ele afirmou que as análises que colocam esse campo político como o vitorioso são repetições que não cansam de acontecer no país. Para Janio, muitas das conquistas dos prefeitos de direita estão relacionadas a disponibilidade de dinheiro via emendas.

“Eu não tenho certeza de que a direita tenha ganho essa eleição tão nitidamente, tão majoritariamente. Eu não acredito mesmo nesse negócio, nessa afirmação, por uma razão, a meu ver, definitiva: muitas das vitórias da direita nas disputas de prefeituras decorreram da disponibilidade de dinheiro nos prefeitos por força das emendas”, disse. “A grande disponibilidade de dinheiro para asfaltar, por umas pedrinhas aqui, fazer uma pracinha ali, uma torneira, uma bica não sei onde, e o restante do dinheiro não se sabe como é que foi aplicado”, complementou. 

Apesar dessa certeza, Janio disse acreditar que o mesmo não deve se repetir nas próximas eleições, diante da expectativa de bloqueio das emendas da Câmara e do Senado. “Que, no mínimo, não se repita na mesma proporção”, afirmou. 

“Do ponto de vista de projeção, é a mesma coisa, porque não haverá mais esse dinheiro, então esvazia-se essa motivação que a direita teve a seu favor agora. Acho que essas projeções todas que estão circulando, mais ou menos iguais, todas, do meu ponto de vista, não se sustentam”, disse Janio de Freitas, pontuando também que a maior influência das redes sociais nas campanhas foi outro fator decisivo nos resultados das urnas.

Confira na íntegra a análise: