Rádio Metropole
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Discurso motivacional para uma pessoa depressiva está condenado ao fracasso, diz psiquiatra
Rádio Metropole
Discurso motivacional para uma pessoa depressiva está condenado ao fracasso, diz psiquiatra
Marcelo Veras esteve presente nesta segunda-feira (1º) ao lado do psicanalista Luiz Felipe Monteiro na Rádio Metropole
Foto: Carla Astolfo/Metropress
O psiquiatra e psicanalista Marcelo Veras afirmou que discursos motivacionais a pessoas com quadros depressivos não tem nenhuma efetividade. A declaração foi feita em entrevista à Rádio Metropole nesta terça-feira (1º).
“Não tem nada mais condenado ao fracasso do que fazer discurso motivacional a uma pessoa depressiva. O psicanalista não faz isso porque ele sabe, que, a depressão é uma doença que faz a gente ver a vida como ela é. Se a gente vê a vida pura e simples, não dá muito para ser feliz, não da para pensar que existe uma felicidade geral”, disse ao citar o poeta Gérard de Nerval.
Ao comentar sobre as XXVIII Jornadas da Escola Brasileira de Psicanálise da Bahia e XXIV Jornadas do Instituto de Psicanálise da Bahia de 2024, o psicanalista ainda afirmou que a introdução do sujeito no mundo capitalista afeta as suas paixões. Neste ano as jornadas têm como tema “As paixões do ser: o amor, o ódio e a ignorância". O evento está previsto para acontecer entre os dias 25 e 26 de outubro no Salvador Trade Center.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.