Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Janio de Freitas: De que vale essa qualidade toda em São Paulo se de repente pode eleger Marçal

Rádio Metropole

Janio de Freitas: De que vale essa qualidade toda em São Paulo se de repente pode eleger Marçal

Eleições Paulista foi debatida no programa Três Pontos desta semana

Janio de Freitas: De que vale essa qualidade toda em São Paulo se de repente pode eleger Marçal

Foto: Metropress/Danilo Puridade

Por: Metro1 no dia 29 de agosto de 2024 às 13:04

Atualizado: no dia 29 de agosto de 2024 às 14:30

Candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB) está se aproximando dos primeiros colocados nas pesquisas de intenção de votos. Nesta quarta-feira (28), o Intituto Quaest publicou um levantamento que aponta empate técnico triplo entre ele, Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL). Os dois primeiros aparecem com 19% cada um, equanto Boulos tem 22%, em uma pesquisa 1.200 eleitores paulistanos, tem 95% de índice de confiança e margem de erro de 3 pontos percentuais. No program Três Pontos desta quinta-feira (29), a disputa pela prefeitura da capital paulista fo analisada. O jornalista Janio de Freitas concocou o eleitor da cidade a fazer uma retrospectiva dos últimos gestores municipais eleitos e questionou se esse era o retorno dado por uma das cidades mais ricas do país.

"No que se refere a essa sucessão incrível de maus governantes em São Paulo, de vez em quando aparece um bom, mas é [preciso] um balanço que o eleitor paulista faça do que ele tem conduzido aos poderes municipais, estadual e federal nas eleições. Certamente deixaria decepcionado consigo, porque é um balanço quase inexplicável como resultado de eleição numa cidade como São Paulo, a mais rica do país, talvez a mais rica na América Latina, com a população mais instruída do que qualquer outra no Brasil, talvez na América Latina, e essa sucessão incrível de problemas eleitorais, de resultados eleitorais", criticou o jornalista.

"E não há nenhuma perspectiva de melhora. De que vale essa qualidade toda em São Paulo? Essa dinheirama toda? Essas universidades poderosas? De nada par ao eleitor? Essa cidade riquissima que o Brasil ajuda a enriquecer, de repente, elege essa figura como Marçal, uma pessoa absolutamente inaceitável como político, pessoa, como tudo", completou.

Pablo Marçal está envolvido em polêmicas eleitorais e teve o seu perfil das redes sociais suspensos, após o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) entender que há indícios de abuso econômico ao promover cortes monetizados de seus vídeos. Janio criticou a ascensão de Marçal, mas ponderou que esse não é um caso exclusivo de São Paulo.

"Não é só a cidade de São Paulo que sofre esse processo de decomposição cultural, política. Quase todos, menos alguns. Basta olhar, por exemplo, para Minas, para ter uma medida desse exemplo que uns estados dão aos outros. O que foi que apareceu de novo lá? Um guri chamado Nikolas [Ferreira], que é um guri completamente desatinável a imitar o Bolsonaro, Amaral Neto, essas figurinhas, como se isso fosse alguma coisa para ser imitada. É deputado no Brasil", afirmou.

Confira o programa na íntegra: