Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

"Não houve uma renovação da elite política brasileira", afirma historiador

Rádio Metropole

"Não houve uma renovação da elite política brasileira", afirma historiador

Marco Antonio Villa concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta sexta-feira (19)

"Não houve uma renovação da elite política brasileira", afirma historiador

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 19 de julho de 2024 às 10:30

Ao comentar sobre as razões que fazem com que o bolsonarismo tenha muitos apoiadores, o historiador Marco Antonio Villa afirmou que a falta de uma renovação da elite política brasileira e a criação de relações binárias podem explicar o fenômeno. A declaração foi feita em entrevista à Rádio Metropole nesta sexta-feira (19).

"Há uma desilusão porque a sociedade brasileira passou a trabalhar com relações binárias. Se não é Bolsonaro, seria o Lula. As pessoas foram perdendo o senso crítico, mas não é culpa delas somente. Não houve uma renovação da elite política brasileira", afirmou durante entrevista a Mário Kertész.

Ainda durante sua participação, o historiador destacou a falta de lideranças empresariais e intelectuais que visavam uma participação política e o desenvolvimento do Brasil como um projeto nacional. "Não temos, como tivemos no passado, lideranças empresariais que falavam em nome do empresariado nacional e tinham uma ideia de desenvolvimento nacional. Não temos também líderes intelectuais que tenham participação na vida política e pensem o Brasil de forma plural", afirmou.

Com a falta dessas lideranças, explica, a tendência é que o país sofra com um empobrecimento político, que faz com que as relações binárias geradas pelas escolhas de "um ou outro" político, sejam predominantes no século atual.

Confira a entrevista na íntegra: