Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

No páreo pela presidência da Câmara, baiano aposta em trânsito nas diversas correntes da Casa

Rádio Metropole

No páreo pela presidência da Câmara, baiano aposta em trânsito nas diversas correntes da Casa

Líder do PSD na Câmara dos Deputados, Antônio Brito comentou também, em entrevista à Metropole nesta segunda-feira (22), sua relação com o Palácio do Planalto

No páreo pela presidência da Câmara, baiano aposta em trânsito nas diversas correntes da Casa

Foto: Metropress

Por: Metro1 no dia 22 de abril de 2024 às 11:01

Atualizado: no dia 23 de abril de 2024 às 18:11

Um dos nomes cotados para assumir a cadeira de presidente da Câmara dos Deputados, hoje ocupada por Arthur Lira (PP-AL), o deputado federal baiano Antônio Brito (PSD) comentou, nesta segunda-feira (22), sobre a eleição que só vai acontecer em 1º de fevereiro do próximo ano. Em entrevista à Rádio Metropole, o líder do PSD na Casa defendeu sua candidatura e afirmou que ela não é justificada por “relação com algo”. O outro nome cotado para o cargo é o do também baiano Elmar Nascimento (União), apoiado pelo pelo presidente Arthur Lira.

“Há uma unidade partidária, já um pensamento de partido, não é mais um pensamento do presidente Gilberto Kassab, da bancada, é um pensamento partidário que tem conectado com outras bancadas de esquerda e direita. [O nome de Antônio Brito] não é citado por uma relação direta ou indireta com algo, ele é citado pelo histórico de serviço prestado ao país por meio das funções e cargos que cumpri”, disse o parlamentar, lembrando que é presidente da Comissão de Seguridade Social e Família na Câmara, que era a segunda maior da Casa, além de presidir a frente parlamentar em apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos,  a frente na Luta contra a Tuberculose e ainda grupo parlamentar Brasil-Portugal.

“Isso me deu um trânsito muito grande com todas as esferas ideológicas da Camara, direita, esquerda, centro, extrema-direita, extrema-esquerda. Porque todas tem um problema com as Santas Casas, todas lutam contra a tuberculose, todas tem relação com outros países, todas tratam da saúde. Então isso acabou me colocando dentro dessa articulação”, justificou.

Questionado sobre quem seria o principal cabo-eleitoral nessa disputa, o presidente Lula ou Arthur Lira, Antônio Brito confirmou que ambos devem ter forte interferência, mas citou também a oposição ao governo na Casa. “O maior partido hoje na Câmara é o PL. A oposição também tem posição dentro da Casa. Então acho que os deputados vão sentar no momento e vão ver qual o futuro que querem”, pontuou.

Segundo o próprio Antônio Brito, uma das críticas que a candidatura dele vem recebendo é sobre sua relação com o Palácio do Planalto. O deputado chegou a fazer campanha nas eleições de 2022 para o presidente Lula e para o governador Jerônimo Rodrigues (PT), mas, durante a entrevista, trouxe um posicionamento de defesa aos interesses e autonomia da Casa. 

“Os Poderes, segundo a Constituição, são absolutamente independentes e harmônicos entre si. É essa harmonia que leva a ter pautas que são apresentadas pelo governo, pela oposição, por membros de pautas de costume, que nem sempre é de governo, nem sempre é de oposição. Então acho que nesse momento você acaba tendo que ter esse senso de autonomia. Nenhum preso que entrar e sentar naquela cadeira vai poder deixar de entender a independência, autonomia e as conquistas da Casa, agora evidente que a harmonia é constitucional”, disse.

Acompanhe a entrevista: