Rádio Metropole
Aos Fatos: Adolfo Menezes é reeleito na Alba e Câmara Municipal de Salvador inicia trabalhos do Legislativo
![Aos Fatos: Adolfo Menezes é reeleito na Alba e Câmara Municipal de Salvador inicia trabalhos do Legislativo](https://api.metro1.com.br/noticias/160983,aos-fatos-adolfo-menezes-e-reeleito-na-alba-e-camara-municipal-de-salvador-inicia-trabalhos-do-legislativo-3.jpg)
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Janio de Freitas critica falta de profundidade nas notícias: “Reflexões não cabem no jornalismo brasileiro”
Declração foi feita durante edição desta sexta-feira (15) do programa Três Pontos
Foto: Reprodução Rádio Metropole
Em edição especial do programa Três Pontos da Rádio Metropole, gravado diretamente do Rio de Janeiro, o jornalista Janio de Freitas teceu críticas à maneira como os portais de notícia veiculam as informações.
Para Janio, falta profundidade nas produções feitas pelas redações jornalísticas, sobretudo no Brasil. “Essas coisas mais reflexivas, mais um palmo abaixo da superfície não interessam, não cabem no jornalismo brasileiro. Reflexões não cabem. O tratamento é o mais cru dos fatos”.
Ainda na visão de Janio, os leitores consomem mais arduamente matérias sem tanto aprofundamento, o que seria uma formação de uma estrutura recíproca, já que a população foi condicionada a consumir esse tipo de conteúdo.
“Durante muito tempo meu trabalho consistiu em dar uma notícia exclusiva e eu percebia que quando essa notícia tinha um tratamento que se aprofundava três dedos ou tentava, a repercussão era muito menor do que nos casos em que eu tratava objetiva e diretamente do que o caso que eu estava revelando. Esse é um defeito do leitor em geral, mas porque ele foi levado a esse defeito pelos vícios do jornalismo praticados no Brasil”.
Confira a edição especial do Três Pontos, diretamente do Rio de Janeiro, na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.