Rádio Metropole
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
ACM confirmou que prova no Central tornou Carlos Marighella famoso na Bahia, diz biógrafo
Rádio Metropole
ACM confirmou que prova no Central tornou Carlos Marighella famoso na Bahia, diz biógrafo
Nesta segunda-feira, estreia na TV Globo a minissérie Marighella, baseada no livro de Mário Magalhães e derivada do filme dirigido por Wagner Moura
Foto: Reprodução/Radio Metrópole
Biógrafo de Carlos Marighella, o jornalista Mário Magalhães relembrou, nesta segunda-feira (16), o episódio que tornou o seu biografado famoso na Bahia.
Em meados da década de 1920, Marighella fez uma prova de física no Colégio Central, em Salvador, e respondeu todo o teste em versos rimados.
"Aquela prova marcou tanto o Ginásio da Bahia, que depois chamou Central, que quando Marighella foi candidato a deputado constituinte (...), um dos panfletos mais importante dele era a reprodução da prova que ele tinha feito. Achei isso impressionante", recordou o biógrafo, em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metropole.
Mário Magalhães contou ainda que, para confirmar a fama da prova, foi entrevistar o ex-senador baiano Antonio Carlos Magalhães, adversário político de Marighella.
"Fui ouvir um político célebre brasileiro, baiano, de direita, que cuja primeira eleição foi a disputa do grêmio do Ginásio da Bahia, que ele venceu o então jovem comunista Boris Tabacof. Fui perguntar a ele se era verdade que aquela prova tinha marcado a escola. E ele me disse: 'eu sou suspeito para dizer porque do ponto de vista das ideias, não tenho nada a ver com Marighella, mas aquela prova quando cheguei ao Ginásio da Bahia, ela já era famosa e foi cada vez ficando mais famosa. O nome do entrevistado é Antonio Carlos Magalhães", relembrou.
Programe-se
Nesta segunda-feira, estreia na TV Globo a minissérie Marighella, baseada no livro de Mário Magalhães e derivada do filme dirigido por Wagner Moura.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.