Política
Política
MEC esvaziado indica saída de Weintraub do cargo em 2020
Ministro inicia amanhã um período de férias; principal assessora de Weintraub foi exonerada hoje
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Com as exonerações de nomes importantes do Ministério da Educação (MEC) nos últimos dias, há indícios de que o ministro Abraham Weintraub vai sair do cargo, segundo informações do Estadão. O próprio Weintraub inicia amanhã (13) um período de férias, emendando com os recessos, e muitos acreditam que ele não volta ao posto em 2020. Hoje (12), sua principal assessora, a jornalista Priscila Costa e Silva, foi exonerada.
Outro integrante da pasta que não está mais dando expediente é o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), Alexandre Lopes. Desde a semana passada, ele está sendo substituído em eventos e coletivas por Camilo Mussi, diretor de tratamento e disseminação de informações educacionais do Inep. As informações são de que Lopes também vai emendar férias e recesso de fim de ano.
Na semana passada, dois coordenadores da área de Alfabetização do MEC, Renan Sargiani e Josiane Toledo Silva, também deixaram o ministério.
Fontes afirmam que Weintraub é malvisto tanto pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, quanto pelo secretário-geral da Presidência, Jorge Antonio de Oliveira Francisco, que avaliam que suas polêmicas são desnecessárias e prejudicam o governo. O ministro também não tem apoio dentro da área educacional.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.