Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Vereadores aprovam Estatuto da Igualdade Racial

Política

Vereadores aprovam Estatuto da Igualdade Racial

Matéria polêmica tinha divergências em relação à legislação federal e provocou uma série de discussões entre os membros da Casa

Vereadores aprovam Estatuto da Igualdade Racial

Foto: Antônio Queirós/CMS

Por: Matheus Simoni no dia 29 de maio de 2019 às 19:23

Os vereadores de Salvador aprovaram hoje (29), em votação realizada na Câmara Municipal, o Estatuto de Igualdade Racial do município, após longo debate. A matéria polêmica tinha divergências em relação à legislação federal e provocou uma série de discussões entre os membros da Casa.

No plenário, o projeto foi contestado por vereadores da Frente Parlamentar em Defesa dos Templos Religiosos, que chegaram a defender, por exemplo, a inclusão de negros evangélicos e católicos no texto. 

Um dos defensores do texto, o vereador Silvio Humberto (PSB-BA) afirma que a proposta era necessária ser discutida e aprovada o quanto antes. "É preciso que haja empatia. A bancada evangélica precisa entender que empatia é se preocupar com o outro. Trazer as demais religiões como ponto a ser acrescido a esse grotesco e violento pois minimiza as violações históricas sofridas pelas religiões de matriz africana. É preciso ser generoso com as lutas históricas e dores ancestrais dos povos de terreiros. Trazer uma emenda que deturpa e violenta o estatuto no que tange a intolerância religiosa", declarou. 

O texto agora será encaminhado à Prefeitura de Salvador para que seja sancionado pelo prefeito ACM Neto.