Política
Presidente do Senado mantém sigilo de gastos com verba de gabinete
Com a medida, os próprios senadores podem decretar sigilo sobre as próprias notas fiscais
Foto: Geraldo Magela/ Agência Senado
O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) autorizou os colegas a manter o segredo sobre as notas fiscais de gastos realizados com a verba indenizatória de gabinete, ainda que tenha sido eleito com a promessa de mudar as práticas políticas da Casa.
A medida foi amparada em parecer da área jurídica, editado em 2016, durante a gestão do ex-presidente Renan Calheiros (MDB-AL). À época, o Senado rejeitou o pedido de um parlamentar que queria ter, por meio da Lei de Acesso à informação (LAI), as cópias de notas fiscais apresentadas por um ex-senador e adversário político.
Na rejeição do pedido, os técnicos do Senado justificaram que a divulgação das notas deveria ficar “a critério de cada parlamentar”.
Sendo assim, os próprios senadores poderiam decretar o sigilo sobre as próprias notas fiscais, caso entendessem que elas estão submetidas às regras de sigilo fiscal estabelecidas pela Receita Federal, por conterem dados pessoais como endereço e CPF.
No entanto, há anos, a Câmara Federal já divulga as notas fiscais de gastos dos deputados, sem alegar quebra de "sigilo fiscal".
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.