Política
Metade dos eleitores afirmam que há 'alguma chance' de haver nova ditadura no Brasil, diz Datafolha
Para 42% dos entrevistados, não existe a possibilidade de implantação de um novo regime
Foto: Reprodução
Metade dos eleitores brasileiros afirmam que existe alguma chance de haver uma nova ditadura no Brasil, aponta uma pesquisa Datafolha divulgada hoje (19).
Dos brasileiros que acreditam que pode haver um novo regime no país, 31% apontam que a possibilidade é grande, enquanto, 19% acreditam que a chance de ocorrer uma nova ditadura é pequena.
Para 42% dos entrevistados, não existe a possibilidade de implantação de um novo regime. Enquanto, 8% dos ouvidos não souberam responder.
Segundo o instituto de pesquisa, o índice de eleitores que afirmaram existir alguma chance cresceu 11 pontos em comparação com a pesquisa divulgada em fevereiro de 2014. Já, os que responderam acreditar que existe "há muita chance" passou de 15% para 31%, e os que afirmaram haver "um pouco de chance" passou de 24% para 19%.
Em quatro anos, o índice de eleitores que declararam não haver nenhuma chance de uma nova ditadura no país recuou de 51% para 42%. O número de pessoas que não opinaram passou de 8% para era 10%.
A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Entre os dias 17 e 18 de outubro, foram entrevistados 9.137 eleitores em 341 municípios. A pesquisa foi registrada no TSE com o registro BR-07528/2018. O nível de confiança é de 95% e os contratantes da pesquisa foram a TV Globo e "Folha de S.Paulo".
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.