Política
Conselho de Veterinária apresenta três denúncias contra Marcell Moraes
Entidade apura, ainda, informações recebidas contra profissionais que participam das atividades realizadas pelo político e apura eventuais infrações
Foto: Divulgação
O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia denunciou o deputado estadual Marcell Moraes (PSDB) à Procuradoria Regional Eleitoral por “indícios de abuso econômico em campanhas de castração e vacinação de animais realizadas em cidades baianas”. Apurações conduzidas pelo CRMV apontam que o parlamentar pratica atos assistencialistas às vésperas da campanha eleitoral.
Outras duas denúncias contra o tucano foram protocoladas nos ministérios Públicos Estadual e Federal, no dia 30 de julho, por causa de atividades que supostamente colocam em risco as saúdes animal, humana e ambiental.
De acordo com a presidente do CRMV-BA, Ana Elisa Almeida, o político realiza campanhas de vacinação e castração sem atender aos requisitos mínimos de segurança determinados pela legislação vigente. "É necessário fornecer ambiente apropriado para realizar os procedimentos, além de espaço suficiente e instalações adequadas", ressalta a médica veterinária.
Nas ações promovidas pelo deputado estadual, os resíduos provenientes dos procedimentos também são descartados de forma indevida. "São restos de tecidos dos animais, medicamentos, anestésicos, objetos perfurocortantes, entre outros, e que, caso não tenham a atenção adequada, podem causar sérios prejuízos ao meio ambiente", enumera Ana Elisa Almeida.
O CRMV-BA apura, ainda, informações recebidas contra veterinários que participam das atividades realizadas pelo político e apura eventuais infrações cometidas pelos profissionais.
Em nota, o deputado rebateu as acusações. “Fico muito triste em ouvir essa denúncia visto que nosso trabalho é sério e comprometido com os animais há quase 20 anos. O fato é lamentável porque o Conselho de Veterinária não promove uma só ação se quer em prol dos pets. Alguém da diretoria desse órgão deve ter pretensões políticas e está querendo manchar minha imagem para se promover ou então as estratégias gratuitas que são promovidas por minha equipe estão causando prejuízos às clínicas veterinárias que em momento nenhum tem a sensibilidade e interesse de oferecer os serviços a preços populares, tornando assim a assistência mais acessível à população mais carente”, declarou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.