Quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Fazenda do empresário Oscar Maroni é invadida pelo MST

Política

Fazenda do empresário Oscar Maroni é invadida pelo MST

A fazenda Santa Cecília, do empresário Oscar Maroni, em Araçatuba, no interior de São Paulo, foi invadida por integrantes do Movimento dos Sem-Terra hoje. [Leia mais...]

Fazenda do empresário Oscar Maroni é invadida pelo MST

Foto: Divulgação/ MST

Por: Matheus Morais no dia 17 de abril de 2018 às 14:40

A fazenda Santa Cecília, do empresário Oscar Maroni, em Araçatuba, no interior de São Paulo, foi invadida hoje (17) por integrantes do Movimento dos Sem-Terra. Maroni ocupou o noticiário recentemente ao distribuir cerveja de graça a cerca de 3 mil pessoas, na capital, em comemoração ao decreto de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso pela Operação Lava Jato. Na comemoração, em frente ao Bahamas Hotel Clube, em Moema, ele usava uma fantasia dos irmãos Metralhas, conhecidos bandidos das histórias em quadrinhos da Disney.

Segundo nota, divulgada pelo MST, o empresário é “famoso por agenciar casas de prostituição de luxo como o Bahamas Club, onde Maroni agrediu sexualmente diversas mulheres, expondo o corpo de muitas trabalhadoras do sexo perante centenas de homens”.

Ainda segundo o movimento, a propriedade possui cerca de 1,7 mil hectares e já esteve envolvida em processos trabalhistas que a levaram em leilão em 2016. “O MST exige que a área seja destinada para a reforma agrária, para a construção de um assentamento onde as famílias possam morar e produzir alimentos agroecológicos”, diz a nota.

Essa foi a décima invasão de propriedade rural durante o “abril vermelho” do MST e a quarta vez que o movimento ocupa a fazenda de Maroni. As ações deste mês lembram as mortes de 19 sem-terra pela Polícia Militar em Eldorado dos Carajás, em abril de 1996, e protestam contra a prisão de Lula.