Política
Advogados entram com liminar para impedir prisão de condenados em 2ª instância
Os advogados criminalistas Antônio Carlos de Almeida Castro, Cláudio Pereira de Souza Neto e Ademar Borges de Sousa Filho entraram com um pedido liminar, ou seja, de caráter provisório, para que a Corte permita apenas a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva após condenação no Superior Tribunal de Justiça, terceira instância do Judiciário. [Leia mais...]
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Os advogados criminalistas Antônio Carlos de Almeida Castro, Cláudio Pereira de Souza Neto e Ademar Borges de Sousa Filho entraram com um pedido liminar, ou seja, de caráter provisório, para que a Corte permita apenas a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva após condenação no Superior Tribunal de Justiça, terceira instância do Judiciário.
De acordo com os criminalistas, o ingresso da ação foi motivado pelo resultado do julgamento realizado ontem (4) no plenário do STF, no qual a maioria dos ministros decidiu por não conceder o habeas corpus preventivo pedido pela defesa do petista.
Com a decisão do STF, Lula poderá ser encarcerado porque, em 2016, o Supremo autorizou a prisão de réus após condenação em segunda instância.
Segundo a defesa do petista, "todas as medidas legalmente previstas" vão ser adotadas para barrar a prisão.
Os advogados representam o Partido Ecológico Nacional (PEN).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.