Política
Lewandowski vota a favor de habeas corpus de Lula; placar é de 5x3 contra o petista
No início da palavra, Lewandowski ressaltou que o dia de hoje é “paradigmático para a história da Suprema Corte”. [Leia mais...]
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, votou a favor da concessão do habeas corpus de Lula na noite de hoje – o placar é de 5x3 contra a prorrogação da prisão em segunda instância do petista.
Em discurso, o magistrado questionou, retoricamente, se é possível restituir a liberdade de alguém se houver reforma da sentença condenatória STF com juros e correção monetária. “A vida e a liberdade não se repõem jamais”, disse.
No início da palavra, Lewandowski ressaltou que o dia de hoje é “paradigmático para a história da Suprema Corte”.
O relator do pedido, o ministro Edson Fachin negou o pedido da defesa, e foi acompanhado por Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux.
Votaram a favor do petista os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Lewandowski. Restam os votos de Carmén Lúcia, Celso de Mello, Marco Aurélio.
Decisão - A votação vai decidir se Lula vai receber ou não a concessão do pedido apresentado pela defesa com o objetivo de impedir a prisão.
Em janeiro, o ex-presidente foi condenado a 12 anos e 1 mês de reclusão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
O colegiado indicou a prisão do petista, mas um salvo-conduto dado pelo STF garantiu que Lula não fosse preso até a decisão de hoje.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.