Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Domingo, 13 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Deputado que pediu morte de Lula tem investigação solicitada pela AGU

Política

Deputado que pediu morte de Lula tem investigação solicitada pela AGU

Deputado federal fez declarações que podem configurar incitação ao crime e ameaça contra o presidente e o STF

Deputado que pediu morte de Lula tem investigação solicitada pela AGU

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 09 de abril de 2025 às 08:54

A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou, na noite de terça-feira (8), uma notícia de fato à Polícia Federal (PF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR), pedindo investigação sobre as declarações do deputado Gilvan da Federal (PL-ES) na Comissão de Segurança Pública da Câmara. O parlamentar, ao comentar investigações sobre um plano de assassinato contra o presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes, afirmou: “Por mim, eu quero mais é que o Lula morra! Eu quero que ele vá para o quinto dos inferno! (sic) É um direito meu. Não vou dizer que vou matar o cara, mas eu quero que ele morra!”.

A AGU destacou que as falas podem configurar crimes de incitação ao crime e ameaça, conforme os artigos 286 e 147 do Código Penal. Além disso, solicitou apuração para verificar se as declarações ultrapassam os limites da imunidade parlamentar, conforme a Constituição Federal e a jurisprudência do STF.

No documento, a AGU enfatizou que as providências buscam proteger as instituições democráticas e o Estado de Direito. A apuração também levará em consideração o entendimento do STF sobre imunidade parlamentar, que não cobre crimes contra a honra ou incitação à violência.

Durante a sessão, a Comissão de Segurança Pública aprovou o Projeto de Lei nº 4012/23, que proíbe o uso de armas de fogo por seguranças do presidente e ministros de Estado. A AGU determinou a instauração de procedimento administrativo interno para investigar o caso.