Sábado, 22 de março de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

PF prende empresário que furtou da Constituição durante atos do 8/1

Política

PF prende empresário que furtou da Constituição durante atos do 8/1

Marcelo Lima foi condenado a 17 anos de prisão

PF prende empresário que furtou da Constituição durante atos do 8/1

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 21 de março de 2025 às 08:43

A Polícia Federal (PF) prendeu, na quinta-feira (20), em São Lourenço (MG), Marcelo Fernandes Lima, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Ele foi flagrado com uma réplica da Constituição Federal, que havia sido furtada durante a invasão ao STF, em Brasília.

Marcelo Lima foi condenado a 17 anos de prisão pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano ao patrimônio público e associação criminosa armada. Além disso, ele e outros réus deverão pagar R$ 30 milhões em danos morais coletivos.

Em seu depoimento, o designer alegou ter retirado o livro para evitar que fosse destruído por outros manifestantes. Após o crime, ele entregou a réplica à Polícia Federal em Varginha (MG), mas foi considerado foragido quando o STF decretou sua prisão preventiva.