
Política
No comando da CAE, Calheiros defende cortes em subsídios e supersalários
Senador alagoano comandará o colegiado pelos próximos dois anos

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado Fonte: Agência Senado
O senador Renan Calheiros (MDB-AL), eleito para o comando da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), defendeu que o colegiado mire cortes de gastos para ajuste das contas públicas. Calheiros foi oficializado presidente da CAE nesta quarta-feira (19), por aclamação, a partir de acordo fechado em reunião de líderes. O senador argumentou que o ajuste poderia ser feito pela elevação da receita, mas que o controle e o corte do gasto público é primordial.
“Nós temos na Constituição um princípio que é autoaplicável. Quando presidi o Senado, nós aplicamos o fim do supersalário. Retiramos 1.300 funcionários que ganhavam acima do teto. Essa demanda foi para o STF e nós ganhamos lá. O Supremo mandou apenas que nós citássemos um a um esses funcionários que ganhavam acima do teto constitucional”, relembrou.
Outra solução apontada pelo senador para ajustar as contas públicas foi o controle dos subsídios concedidos pela União à iniciativa privada. Segundo Calheiros, a medida traria um retorno financeiro de R$ 643 bilhões. “Não teremos autoridade para fazer corte nenhum sem enfrentar a questão desses subsídios”, afirmou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.