
Política
Adolfo Menezes critica afastamento da presidência da AL-BA
Parlamentar manifestou apoio à efetivação de Ivana Bastos (PSD), que está assumindo interinamente o cargo

Foto: Ascom/ALBA
O deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) afirmou duramente que a decisão do Supremo Tribunal Federal de afastá-da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) é um "absurdo". A medida foi tomada pelo ministro Gilmar Mendes, atendendo a um pedido do também deputado estadual Hilton Coelho (PSOL).
O relator considerou que a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia que manteve a recondução de Menezes ao cargo, que cumpre um terceiro mandato na presidência da Assembleia, violou o entendimento firmado pelo STF sobre a reeleição para as Mesas Diretoras do Poder Legislativo estadual. Para Menezes, a decisão interfere na autonomia do estado e ocorre devido à inércia do Congresso Nacional em legislar sobre o tema.
O parlamentar ressaltou, em entrevista para a Tribuna da Bahia, que a Mesa Diretora para o biênio 2025-2027 foi eleita como uma "chapa só" e que isso credencia a deputada Ivana Bastos (PSD) a permanecer no cargo sem necessidade de novo pleito. O deputado ainda argumenou que a medida é absurda porque os estados deveriam atuar de forma independente em relação ao Supremo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.