![Governador Jerônimo Rodrigues sanciona lei que cria Bahia Filmes nesta quinta-feira](https://api.metro1.com.br/noticias/161374,governador-jeronimo-rodrigues-sanciona-lei-que-cria-bahia-filmes-nesta-quinta-feira-3.jpg)
Política
"Vamos procurar o governo norte-americano", diz Alckmin sobre taxação de aço dos EUA
Segundo o vice-presidente, o governo brasileiro está em diálogo com o setor no Brasil, desenvolvendo soluções em parceria com a Confederação Nacional da Indústria
!["Vamos procurar o governo norte-americano", diz Alckmin sobre taxação de aço dos EUA](https://api.metro1.com.br/noticias/161353,vamos-procurar-o-governo-norte-americano-diz-alckmin-sobre-taxacao-de-aco-dos-eua-3.jpg)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, disse nesta quarta-feira (12) que já manteve uma conversa com a embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Viotti, a fim de estabelecer um diálogo com o governo norte-americano sobre a taxação de 25% sobre as importações de aço e ferro.
“Vamos procurar o governo norte-americano. Normalmente é o USTR [United States Trade Representative], que é o setor que cuida disso. Como o governo americano acabou de tomar posse, ainda está em aprovação no Congresso os nomes dessa área… Mas temos várias interlocuções e vamos procurar, sim, para termos a melhor solução”, afirmou.
Ainda segundo Alckmin, o governo brasileiro está em diálogo com o setor no Brasil, desenvolvendo soluções em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para o ministro, as cotas de importação — tipo de barreira alfandegária não tarifária — são um “bom caminho” para um impasse em torno da política de taxação norte-americana.
“As cotas são um bom caminho. Enquanto lá atrás foi aumentado o imposto de importação, foi estabelecida as cotas, que é um mecanismo inteligente. Se você aumenta o imposto de importação do aço para os EUA, isso tem um efeito na cadeia. Você tem um encarecimento na cadeia. Então o que foi feito anteriormente? Cotas”, completou.
O vice-presidente reforçou a necessidade de cautela na condução de políticas sobre esse tema. “Primeiro, cautela. Nós precisamos ter cautela nisso. A outra é diálogo. Comércio exterior é ganha-ganha. No comércio exterior você busca colocar seu produto lá fora. Compra produtos lá de fora e há um esforço grande de competitividade”, disse.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.