Domingo, 26 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Após análise da CGU, três ONGs voltam a receber recursos públicos

Política

Após análise da CGU, três ONGs voltam a receber recursos públicos

STF mantém suspensão para outras organizações investigadas

Após análise da CGU, três ONGs voltam a receber recursos públicos

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 25 de janeiro de 2025 às 14:53

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, liberou três organizações não governamentais (ONGs) para receber recursos de emendas parlamentares. A decisão foi tomada após a Controladoria-Geral da União (CGU) verificar que as entidades atendem aos critérios de transparência exigidos. As ONGs autorizadas são a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, a Fundação Euclides da Cunha e o Instituto Besouro de Fomento Social e Pesquisa.  

A suspensão das transferências havia sido determinada no início do mês para 13 ONGs, após a CGU apontar falta de mecanismos adequados para monitoramento dos recursos. Dez entidades ainda seguem com repasses bloqueados e devem cumprir exigências de transparência dentro do prazo estabelecido.  

Além da liberação parcial, Dino determinou a realização de auditoria da CGU nas ONGs que continuam impedidas de receber recursos. O relatório final deverá ser entregue em até 60 dias, e as organizações que não atenderem às exigências podem ser incluídas em cadastros de restrição.