Política
Após pedido da AGU, TikTok retira vídeo falso atribuído a Haddad sobre “taxação de pobres”
Na semana passada, ministro confirmou que o governo pretendia acionar a Justiça contra quem publicasse fake news e golpes sobre o PIX nas redes sociais.
Foto: Diogo Zacarias/MF
A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou uma notificação extrajudicial ao TikTok, solicitando a remoção de um vídeo falso que simulava uma fala do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), sobre a "taxação de pobres".
A postagem foi retirada da plataforma na manhã desta terça-feira (21), após o pedido feito na noite de segunda-feira (20), com a justificativa de que o conteúdo era "enganoso e fraudulento". Em nota, a AGU explicou que a publicação veiculava "desinformação", uma vez que o vídeo, manipulado com o uso de Inteligência Artificial (IA), apresentava uma situação "não condizente com a realidade".
O órgão também ressaltou que o post tinha o intuito de "confundir o público sobre a posição do ministro da Fazenda em relação a assuntos de interesse público, sem sua efetiva manifestação". A notificação, entretanto, não detalhou o conteúdo específico do vídeo.
Desde o anúncio da Receita Federal sobre o aumento da fiscalização das movimentações financeiras em 2024, diversas publicações falsas envolvendo Haddad têm circulado nas redes sociais. Diante do cenário de fake news e golpes digitais relacionados ao tema, a medida foi posteriormente revogada.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.