Política
Governo Lula rebate declaração de Trump sobre dependência do Brasil
Presidente americano disse que Brasil e América Latina precisam dos Estados Unidos
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Integrantes do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) minimizaram as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que o país norte-americano "não precisa do Brasil". A informação pelo jornal O Globo.
A avaliação interna é de que a declaração está alinhada à visão de mundo frequentemente expressa por Trump ao longo dos anos. Por isso, o governo brasileiro pretende adotar uma postura cautelosa, aguardando os desdobramentos antes de ajustar possíveis estratégias ou discursos.
A secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha, destacou que cada etapa será analisada cuidadosamente, com foco em trabalhar nas convergências entre os dois países. "Ele [Trump] pode falar o que ele quiser, ele é presidente eleito dos EUA. Vamos analisar cada passo do governo, mas como somos um povo com fé na vida, vamos procurar apoiar e trabalhar não as divergências, mas as convergências, que são muitas", respondeu, ao ser questionada por jornalistas durante anúncio da presidência da COP30, no Palácio do Planalto.
A fala de Donald Trump aconteceu horas após a sua posse, durante entrevista a jornalistas. O novo chefe da Casa Branca disse na segunda-feira (20) que seu país "não precisa" do Brasil e da América Latina. "Eles precisam muito mais de nós do que nós precisamos deles. Na verdade, não precisamos deles, e o mundo todo precisa de nós", disse Trump durante cerimônia em que assinou decretos em seu primeiro dia do novo mandato.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.