Política
Senado e Câmara dos Deputados marcam datas das eleições dos novos presidentes
Davi Alcolumbre e Hugo Motta são favoritos para as disputas, que vão acontecer no início de fevereiro
Foto: Saulo Cruz/Agência Senado/ Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O Senado agendou para o dia 1º de fevereiro, um sábado, a eleição do novo presidente da Casa e a composição da Mesa Diretora. Curiosamente, essa prática de realizar a escolha em um fim de semana também ocorreu na primeira eleição de Davi Alcolumbre (União-AP) à presidência, em 2019. A expectativa é de que ele retorne ao cargo, já que conta com o apoio da maioria dos senadores.
Na Câmara dos Deputados, a eleição para presidente e Mesa Diretora acontecerá na segunda-feira, 3 de fevereiro, conforme acordo entre o atual presidente, Arthur Lira (PP-AL), e lideranças da Casa. Apesar de a sessão ainda não ter sido convocada oficialmente, Lira já confirmou a data aos deputados. No mesmo dia, também está prevista uma sessão do Congresso Nacional, embora ainda não haja informações detalhadas sobre possíveis projetos ou vetos a serem analisados.
Para suceder Lira, o nome mais cotado é Hugo Motta (Republicanos-PB), atual líder do Republicanos, que já conta com apoio da maioria das lideranças, com exceção do PSOL e Novo. Henrique Vieira (PSOL-RJ) será o principal concorrente, enquanto o Novo ainda não definiu um candidato. Além disso, os partidos também devem anunciar seus novos líderes. Alguns, como Antonio Brito (PSD-BA) na Câmara e Eduardo Braga (MDB-AM) no Senado, já foram reconduzidos ao cargo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.