Política
Política
Lula expressa pesar pela morte de Jimmy Carter: "amante da democracia"
Declaração foi feita nas redes sociais no domingo (29)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as plataformas digitais, neste domingo (29), para expressar seu pesar pelo falecimento de Jimmy Carter, ex-presidente dos Estados Unidos, aos 100 anos. O presidente do Brasil descreveu o ex-chefe de Estado como “amante da democracia e defensor da paz”.
Em sua postagem, Lula ressaltou a atuação do estadunidense na pressão pela soltura de prisioneiros políticos durante a ditadura militar no Brasil no fim dos anos 1970. Além disso, também destacou o seu papel na militância pela promoção dos direitos humanos, pela paz e pela erradicação de doenças na África e na América Latina, em um trabalho que seguiu mesmo após a sua saída do cargo.
"Carter conseguiu a façanha de ter um trabalho como ex-presidente, ao longo de décadas, tão ou mais importante que o seu mandato na Casa Branca. Criticou ações militares unilaterais de superpotências e o uso de drones assassinos. Trabalhou junto com o Brasil na mediação de conflitos na Venezuela e na ajuda ao Haiti", declarou.
Lula finalizou afirmando que o ex-líder será recordado como um nome que defendeu que a paz é a mais crucial condição para o progresso.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.