Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Senado aprova lei que prevê fim da progressão de pena para crimes hediondos

Política

Senado aprova lei que prevê fim da progressão de pena para crimes hediondos

Com a mudança, as condenações para esses crimes deverão ser cumpridas integralmente em regime fechado, sem chance de transição para os regimes semiaberto ou aberto

Senado aprova lei que prevê fim da progressão de pena para crimes hediondos

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 18 de dezembro de 2024 às 16:34

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deu aval a um projeto de lei que impede a progressão de regime para penas relacionadas a crimes hediondos graves, como estupro e sequestro.

Com a mudança, as condenações para esses crimes deverão ser cumpridas integralmente em regime fechado, sem chance de transição para os regimes semiaberto ou aberto. Nesse modelo, a saída do presídio será permitida apenas em casos específicos, como a necessidade de tratamento médico.

Se enquadram na nova regra: homicídio praticado por grupo de extermínio ou qualificado (quando por motivo fútil, com tortura, entre outros casos previstos em lei); estupro; epidemia com resultado morte; favorecimento da prostituição ou de exploração sexual de criança, adolescente ou vulnerável; sequestro de menor de idade; delitos relacionados a pornografia infantil; tráfico de criança ou adolescente; genocídio; induzimento ou auxílio, por meio da internet, a suicídio ou automutilação.

Além disso, a atividade de líder de organização criminosa, como as dedicadas ao tráfico de drogas — incluída por emenda do senador Fabiano Contarato (PT-ES). Outros crimes hediondos permanecerão com possibilidade de progressão do regime, como lesão corporal seguida de morte, extorsão mediante sequestro, falsificação de remédios, entre outros.